Blog

March 22, 2024
Renove a sua Casa para a Primavera: Dicas Frescas de Decoração

A primavera chegou e depois de um inverno chuvoso e frio, é impossível não ansiar com a chegada da estação das flores.

 

O mês de março deu as boas-vindas à Primavera, trazendo consigo dias mais longos, o sol mais quente e uma atmosfera de bem-estar, frescura e alegria. Para quem gosta de fazer constantes mudanças na sua decoração esta é a altura certa para o fazer, uma vez que com pequenos detalhes podemos transformar os vários ambientes. Para além da Primavera ser uma ótima oportunidade para redecorar a sua casa, é ainda uma ótima altura para fazer uma arrumação geral.

 

Afinal, a sua casa é sem dúvida alguma o seu refúgio e merece que nela seja refletida toda a sua personalidade e alegria de viver.

 

1. A importância das cores

 

Quer transformar a sua casa num lugar irresistível, cheio de luz e boas energias?

 

Para começar as transformações neste sentido, é essencial optar por uma paleta de cores rica em luminosidade, como os brancos, os tons pastel, amarelos, azuis, laranja e verdes. Seja nas paredes, revestimentos, móveis, objetos decorativos ou nos têxteis, a sua casa beneficiará imediatamente de uma mudança ao aplicar este tipo de cores, livrando-se dos tons invernais.

 

A utilização de cores vivas e mais claras dar-lhe-á, também, uma sensação de maior luminosidade.

 

2. Detalhes primaveris também contam

 

Naturalmente, os símbolos primaveris são excelentes decorações, pelo que as flores e os pássaros não devem ser desprezadas. Estas decorações simbolizam a natureza e remetem-nos para as decorações campestres. Existem várias opções como peças decorativas em porcelana, pratos decorativos e até mesmo loiça com estes motivos.

 

Mas não se resuma apenas a pássaros, pois as decorações com outros animais, como por exemplo, as borboletas também fazem um bonito efeito primaveril.

 

Vasos de flores, as quais poderá começar a colher no seu jardim ou na sua vizinhança. Ou plantas que pode espalhar em locais apropriados, pela sua casa, criarão imediatamente uma atmosfera de bem-estar e de frescura.

 

 

3. Troque os tapetes e as cortinas

 

A primavera é também sinónimo de leveza. Por isso, está na altura de trocar os tapetes e as cortinas pesadas usadas durante o inverno por têxteis mais leves e naturais como é o caso do algodão e do linho em cores claras, estampados étnicos e florais.

 

As cortinas são não só responsáveis por proporcionar privacidade aos ambientes, mas também de filtrar a luz solar, assim desta forma quando os raios solares entrarem em casa não vão estragar os móveis e peças decorativas. Por isso, na primavera torna-se ainda mais importante utilizar cortinas. Prefira tecidos como o linho, em cores claras e neutras, que além da leveza, permitem a passagem da luz de forma difusa.

 

 

4. Aromas doces e florais

 

Uma nova estação chegou e com ela os diferentes aromas florais. Numa decoração de primavera um elemento que não pode faltar são as velas, os ambientadores e os difusores.

 

Utilize as velas de forma simples ou integradas em acessórios decorativos como castiçais, lanternas ou peças mais elaboradas como candelabros, desta forma não só perfumam os ambientes, mas também assumem um compromisso decorativo inegável.

 

Os ambientadores são também excelentes opções, pois aumentam o bem-estar nos vários ambientes da sua casa espalhando fragrâncias e perfumes que dão personalidade ao espaço.

 

 

 

5. Mobiliário e materiais naturais

 

Através de móveis, podemos também transportar a Primavera para dentro da nossa casa. Os materiais quanto mais naturais forem, mais fresco e leve se torna o espaço. Mobiliário branco e de madeira clara tornam o ambiente mais limpo e “clean”.

 

 

 

6. Cuide da sua casa

 

Apesar de serem uma mais-valia e resultarem numa mudança imediata, os elementos decorativos podem não ser suficientes se não existirem cuidados específicos com a sua casa. Falamos, por exemplo, de algo tão simples como abrir as cortinas e as janelas e deixar passar o sol, arejando os espaços. Ou limpar regularmente os móveis e os objetos que acumulam mais pó.

 

Não só vai viver numa casa mais saudável como ter uma impressão de maior bem-estar, o que é importantíssimo neste momento de renovação.